Vereadores aprovam nova estrutura administrativa da Prefeitura

Projeto diminui número de secretarias e de cargos de confiança
Vereadores aprovam nova estrutura administrativa da Prefeitura

Alunos da escola Leopoldo Frederico Willers apresentaram projeto vencedor da 1ª Feicipa no Plenário Municipal

Uma nova composição da estrutura administrativa para o Executivo Municipal foi aprovada pelos vereadores de Parobé na noite de terça-feira, dia 17. Os projetos de número 041/2017 e 043/2017, enviados pelo prefeito interino, Moacir Jagucheski, receberam aprovação unânime dos parlamentares durante a sessão ordinária.

As matérias alteram dispositivos nas Leis Municipais nº 3.178, nº 3.331, nº 3.347, nº 3.378, nº 3.210/2013, nº 3.331/2013, 3.347/2013 e nº 3.378/2013. As alterações promovem a diminuição de 19 para 10 o número de secretarias municipais, e extinguem mais de 30 cargos de confiança do quadro de servidores do Executivo.

Conforme a justificativa do projeto, esta redução deverá desencadear uma economia de até R$ 200 mil ao mês, totalizando mais de R$ 2 milhões ao ano. O texto também destaca que o processo para a criação da matéria foi feito com base em um estudo de viabilidade, a fim de verificar o que poderia ser feito para promover o enxugamento da máquina da pública sem deixar de atender as demandas da comunidade.

Para o chefe da Casa Legislativa, o projeto é resultado de um trabalho que preza pela economicidade. “Importante ressaltar que hoje a gestão interina atua com oito secretarias e um número reduzido de servidores, portanto esta lei vem para reduzir a estrutura de governo para o administrador titular que assumir a Prefeitura. Precisamos adequar o poder público a realidade financeira que o município vive hoje”, salientou o presidente do Legislativo, Enio Terra (PTB).

Além deste, os vereadores também aprovaram em Plenário a matéria de número 047/2017, de autoria do vereador Jorge Graminha (PP), que denomina “Rua Atalíbio Alano, via pública que se encontra atualmente denominada como RUA “A”, do Loteamento Nova Parobé III, localizada no Bairro Nova Parobé.

Já o parlamentar do PRB, Gilberto Gomes, apresentou a proposta 764/2017, sugerindo que o Executivo passe a aceitar dos moradores o recebimento do pagamento de receitas e tributos utilizando cartão de crédito e débito.

Escola apresenta projeto para a melhor idade – A sessão também recebeu os alunos do 9º ano da escola Leopoldo Frederico Willers, que apresentaram aos vereadores o projeto de pesquisa “A Vida dos Idosos”, vencedor da 1ª Feira de Iniciação Científica de Parobé (FEICIPA).

O estudo feito pelos estudantes verificou a necessidade de instalação de espaços específicos para a convivência de idosos no município, em especial academias ao ar livre, compostas por aparelhos que propiciem exercícios peculiares para o público da melhor idade. Segundo eles, é preciso que haja investimentos da administração para a população idosa que representa um total de 6.242 idosos no município conforme dados do IBGE.

Ao fim da apresentação, o presidente da Câmara de Vereadores afirmou que um projeto sugestivo deverá ser enviado ao Executivo, sugerindo a instalação das academias propostas no estudo escolar. “Nós valorizamos muito o interesse destes estudantes que apresentam estas pesquisas aqui em Plenário e certamente trazem um enriquecimento a nossa comunidade”, destacou. A próxima sessão ordinária acontece na noite de terça-feira, dia 24, a partir das 19 horas e será transmitida pela página da Câmara de Vereadores no Facebook.

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação