Vereadores aprovam extinção do Conrepar

Plenário lotado acompanhou a Sessão Ordinária nesta semana
Vereadores aprovam extinção do Conrepar

Grupos de voluntariados que utilizam as escolas da rede municipal fora do horário escolar se fizeram presentes para cobrar apoio dos vereadores, em Parobé

A Câmara de Vereadores de Parobé aprovou em sessão ordinária na terça-feira, dia 24, o projeto de Lei 018/2018, que autoriza a extinção do Consórcio Regional do Paranhana (CONREPAR). O texto recebeu a aprovação unânime dos parlamentares, e acontece devido ao encerramento das atividades do consórcio em março deste ano.

O valor das diárias autorizadas pelo Executivo Municipal também permeou o debate na Casa Legislativa, já que na última semana, o prefeito Moacir Jagucheski, protocolou para a análise dos edis o projeto de número 023/2018, propondo a diminuição no percentual aproximado de 50% nos valores relativos às diárias. A partir de agora, o texto será analisado pelas comissões permanentes e posteriormente apreciado em Plenário.

Segundo a justificativa do projeto, “os servidores continuarão a perceber tais diárias a fim de que possam manter-se atualizados diante das rotineiras mudanças na legislação brasileira”. Porém, a medida não afetará a busca incessante de recursos junto aos governos Estadual e Federal.

“Não se pode proibir que os servidores tenham acesso aos cursos de qualificação. A questão é que deve haver uma escolha de quem vai ser contemplado, verificando qual é a necessidade prioritária”, explicou em seu discurso na tribuna o vereador Marcelo Pereira (PDT).

Além deste assunto, também foi pauta do encontro o pedido do vereador Gilberto Gomes (PRB), que solicita ao Executivo a manutenção do uso de escolas da rede municipal de ensino por entidades de voluntariado, como o grupo Desbravadores do Vale. “Não se pode proibir que a comunidade ocupe espaços públicos para fins de voluntariado”, destacou o vereador.

Sem mais projetos para apreciação, o presidente do Legislativo Enio Terra (PTB), encerrou o encontro e convocou a todos para a próxima sessão ordinária, que acontece na noite de quarta-feira, dia 02, em decorrência do feriado nacional.