Vereadoras de Parobé presidem Sessão Ordinária

Atividade fez parte da programação especial para o Dia Internacional da Mulher
Vereadoras de Parobé presidem Sessão Ordinária

: Dentro da programação especial para o Dia Internacional da Mulher, vereadoras presidiram a sessão nesta terça-feira

Com o tema “Mulheres que representam Mulheres”, a Câmara de Vereadores de Parobé promoveu na noite de terça-feira, dia 06, uma sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Dentro da programação da Semana Especial de Debates – “Mulheres em Evidência”, o encontro permitiu que a comunidade do município se inteirasse a respeito da trajetória das duas vereadoras que atuam na Casa Legislativa. Além disso, as parlamentares também presidiram a mesa diretora durante o encontro no Plenário Municipal.

Antes de iniciar a ordem do dia, Maria Eliane Nunes, do PMDB, e Maristela Rossatto, do PT, tiveram a oportunidade de contar sua história de vida pessoal e a participação na política local. A atividade teve como objetivo se aproximar das mulheres do município, demonstrando como as parlamentares iniciaram sua caminhada até a obtenção de uma cadeira no Legislativo.

Durante suas falas, as vereadoras revelaram quais os principais desafios das mulheres que decidem fazer parte dos partidos políticos, e narraram episódios que representam as diferenças de gênero que permeiam o trabalho do público feminino em diferentes ambientes da sociedade. “Lembro-me de estar trabalhando em busca de votos na comunidade e me questionarem porque eu não estava em casa cuidando do marido. Nós mulheres temos o desafio de encarar uma sociedade machista que não nos aceita nos espaços de poder”, contou Maristela.

Convidada a fazer parte da mesa, a primeira vereadora e também ex-presidente do Legislativo, Nelci Gomes Vieira, fez um relato sobre sua história na vida pública enquanto parlamentar do município. Nelci destacou a problemática em ser uma mulher atuante no ambiente político.

“A igualdade entre homens e mulheres que fazem parte do Legislativo só existe no papel. No dia a dia é muito diferente, não existe. Sempre somos subjugadas pelo fato de sermos mulheres”, afirmou. 

Sessão aprovou vetos do prefeito – Já durante a apreciação das matérias da ordem do dia, os vereadores aprovaram três projetos de Lei e também dois vetos enviados pelo prefeito, Moacir Jagucheski. Entre os projetos aprovados esteve o de número 019/2018, que autoriza o repasse de R$ 5 mil em recursos do Executivo à Associação de Produtores e Psicultores de Parobé (APROP), para a realização da 20ª edição da Feira do Peixe, que acontece no mês de abril.

Também receberam aprovação da Casa, as matérias de número 011/2018, estabelecendo novos requisitos para declaração de utilidade pública de entidades, e 010/2018, que altera o artigo 4°§2° da Lei Municipal n° 2.739/2009, que regulamenta o Programa Escola de Gestão Compartilhada nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino.

Já o veto a duas emendas aditivas propostas pelos vereadores ao projeto de lei 047/2017, que trata a respeito do estacionamento rotativo da cidade receberam aprovação da maioria dos parlamentares. As emendas apresentadas pediam a alteração de um dos artigos da lei, definindo a gratuidade do serviço à idosos que apresentassem registro feito em uma repartição do Executivo, e também a alteração para “créditos” quando o usuário pagasse o valor a ser cobrado em uma multa por ultrapassar o limite de tempo.

Os vetos contaram com votos contrários dos vereadores Idamir Antônio de Morais (PSDB), Antônio Carlos dos Santos (PDT), Alex Bora (PR), Marcelo Pereira (PDT), Maristela Rossatto (PT) e Henrique Rafael dos Santos (PDT).

A próxima sessão ordinária acontece na noite de terça-feira, dia 13, ás 19 horas no plenário Municipal. Todos os encontros são transmitidos online na página da Câmara de Vereadores no Facebook.

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação