Tecnologia para ampliar a segurança em Parobé

Câmeras de videomonitoramento já estão em funcionamento no município
Tecnologia para ampliar a segurança em Parobé

Policiais monitoram 24 horas a movimentação das seis câmeras instaladas nas ruas centrais do município.

A Brigada Militar de Parobé agora conta com uma nova ferramenta para o trabalho na segurança pública. Nesta semana começou a funcionar o sistema de videomonitoramento em seis pontos da área central do município.

Diretamente da sala de operações segurança é possível que a equipe da BM esteja sempre atenta ao que acontece nas ruas. “Estas câmeras representam uma instrumentalização da segurança pública. Com elas nós temos o controle total da área central da cidade, especialmente a região bancária, ajudando nas atividades repressivas de identificação de autores de crimes”, explica o Capitão Gabriel Damásio.

Segundo ele, o sistema também causa uma sensação de segurança na comunidade. “O monitoramento faz com que as pessoas saibam que ali tem um policial 24 horas observando, é uma ferramenta tão importante quanto armas e viaturas”, destaca.

Com as dificuldades financeiras do município, todos os recursos para instalação do sistema tiveram origem em emendas parlamentares obtidas pelos vereadores do Legislativo Parobeense. Enviaram as emendas os deputados Darciso Perondi (MDB), Marco Maia (PT), Dionílso Marcon (PT) e Renato Molling (PP).

“Segurança pública é um dos setores que mais precisa de recursos. Como representantes da comunidade nós entendemos que era necessário trabalhar em conjunto para conquistar este investimento”, afirma o vereador Jair Bagestão (PSB).

O projeto de videomonitoramento foi realizado por meio de uma parceria entre o município e o Governo do Estado, firmado em 2017. Todas as câmeras e o cabeamento por fibra ótica foi feito pela empresa Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços LTDA.

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação