Reajuste de 1,89% é aprovado no Legislativo

Projeto do Executivo foi aprovado por maioria em sessão ordinária
Reajuste de 1,89% é aprovado no Legislativo

Apesar das divergências, projeto de reajuste foi aprovado pela maioria dos parlamentares

Por nove votos a cinco, os vereadores de Parobé aprovaram por maioria na noite de ontem (22) o reajuste no valor de 1,89% aos servidores dos poderes Executivo e Legislativo. Em discussão, a matéria de número 027/2018 causou divergência em Plenário, mas foi aprovada pela maioria dos parlamentares da Casa Legislativa. Segundo a justificativa do projeto, o valor proposto segue o Índice Geral de Preços (IGPM) e versa sobre os sobre os vencimentos dos cargos, contratos temporários, empregos públicos, Agentes Políticos, Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais e Vereadores.

Para a vereadora Maristela Toffoli (PT), a proposta não atende o pedido da categoria. “Pedi que a matéria fosse retirada da pauta pelo líder de governo, porém este se negou a fazer. O valor deste reajuste é totalmente incoerente com a realidade salarial e o momento da economia que vivemos nos dias de hoje. Estive aqui na assembleia dos servidores e meu pedido seguia o interesse deles”, destacou.

Já o líder de governo na Câmara, Gilberto Gomes (PRB), afirma que somente o Executivo poderia fazer a retirada, uma vez que o projeto foi encaminhado em medida de urgência. “Minha posição como vereador e líder de governo são distintas, eu apenas faço a interlocução entre o Executivo e os vereadores. O que nós fizemos foi ouvir o prefeito e entender a posição dele perante a este valor apresentado. O que nos foi passado é que não foi nem ao menos protocolado pelo sindicato uma pauta reivindicatória”, salientou.

Além deste projeto, também foi aprovada por maioria a matéria que redefine o valor do vale alimentação dos servidores. O texto prevê que neste ano o valor mensal do vale refeição será de R$ 175,00 nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. Já em novembro e dezembro, além de janeiro, fevereiro, março e abril de 2019, o valor do vale refeição passa a ser de R$ 200,00.

Homenagem aos assistentes sociais –O Plenário também sediou uma Sessão Solene, em homenagem aos profissionais de assistência social. A solenidade foi realizada a pedido da vereadora Maristela, alusiva a comemoração do Dia do Assistente Social, no último dia 15.

“São profissionais que sabem da importância do cuidado e carinho com as pessoas, um olhar sempre atento a estas questões. Quem trabalha pelo bem comum da coletividade de forma tão sensível e dedicada precisa ser reconhecido”, enfatizou a vereadora. Receberam a homenagem da Casa Legislativa, os assistentes do município Andrea Haag, Candice Eliza Dalsotto, Cibele Michel, Lizene Aita, Magda Roseni Paiva Martins, Maria Inês Santos Pacheco, Monica Ventura Marcelino Elwanger, Nadja Janaina da Silva, Natalia Abbady dos Santos e Claudia de Cristo.

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Parobé acontecem todas as terças-feiras, às 19 horas, e são transmitidas Ao Vivo para a comunidade na página do Legislativo no Facebook.