Publicações de editais devem ter mais transparência

Sugestão pede mais transparência nas licitações
Publicações de editais devem ter mais transparência

Proposta da bancada do PRB prevê ampla divulgação dos processos licitatórios

O Legislativo de Parobé realizou na noite de ontem (04) a 29ª sessão ordinária. Sem projetos de autoria do Executivo em pauta, os parlamentares debateram em Plenário pedidos de informação e de providência.

Entre as solicitações, esteve o pedido 399/2018, que contêm anexado o projeto sugestivo de autoria do vereador Gilberto Gomes, do PRB. O texto solicita à Prefeitura Municipal que haja mais transparência no ato de divulgação dos editais de licitação.

Segundo o parlamentar, ao realizar o processo de contratação de serviços, o Executivo pode comunicar de forma clara as empresas já cadastradas no sistema municipal, facilitando a participação de investidores locais.

“Já fui procurado por empresários que me questionaram a respeito de ações que pudessem melhorar a divulgação destes atos. Acredito que até mesmo utilizando serviços de mensagens ou nas redes sociais, seria possível dar mais visibilidade e transparência aos atos de contratações”, explicou. A sugestão também pede que as empresas sejam comunicadas dentro do tempo hábil para que seja possível a participação no processo.

Outro pedido em destaque no expediente, trata a respeito das bandeiras tarifárias cobradas pela empresa Rio Grande Energia (RGE). Apresentado pelo vereador Dari da Silva (PROS), o pedido prevê que sejam enviadas informações sobre os critérios estabelecidos para a cobrança.

Para o autor do pedido, é necessário que a empresa explique as definições adotadas. “Já fazem alguns meses que a RGE efetua a cobrança em bandeira vermelha, sempre alegando a questão do volume de água, entre outros motivos. Precisamos de um esclarecimento”, salientou.

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores acontecem às terças-feiras, a partir das 19 horas. Todos os encontros são transmitidos online na página do Facebook.