Parobé estuda medidas para aumentar a arrecadação

Servidores do setor do tributário da Prefeitura apresentaram números aos vereadores
Parobé estuda medidas para aumentar a arrecadação

Prefeito interino explanou aos vereadores a necessidade de medidas para gerar aumento na arrecadação da administração

Os vereadores de Parobé participaram na manhã desta segunda-feira, dia 16, de uma reunião convocada pelo prefeito interino, Moacir Jagucheski, para tratar a respeito da diminuição da arrecadação de recursos do município.

Durante o encontro, os servidores efetivos do setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura, Rafaela Scheffer, Leonardo Teixeira e Maurício Kafer Correa, apresentaram aos parlamentares a grave situação decorrente da defasagem dos números referentes as cobranças de IPTU dos moradores do município, bem como a liberação de alvarás de funcionamento, entre outros encargos.

Em novembro de 2016, um novo sistema de gerenciamento do cadastro imobiliário já foi instalado para melhorar a qualidade da fiscalização, de forma que até agora mais de 44 mil divergências já foram retificadas. A meta é que o número chegue até 80 mil. Outra necessidade apontada pela equipe de servidores é o recadastramento imobiliário, que possibilitaria uma cobrança justa e corrigida dos impostos. Atualmente a previsão de arrecadação com o pagamento do IPTU gira em torno de R$ 1.900.000,00, o que segundo os funcionários, não chega a cobrir o pagamento da empresa que faz o serviço de recolhimento de lixo. Até agora foram pagos somente R$ 700 mil deste total previsto.

Conforme o prefeito interino, a alarmante queda na arrecadação de impostos, além da perda de empresas nos últimos anos, evidenciou grave uma crise econômica nas contas públicas que precisam ser reajustadas. “A administração pública tem o dever de planejar uma forma de realizar ajustes pontuais. É necessário que a cidade esteja sempre se adequando de acordo com seu desenvolvimento, seja este positivo ou não”, explicou Jagucheski.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Enio Terra (PTB), os parlamentares apoiam qualquer iniciativa que tenha como principal objetivo ajudar na retomada do crescimento da cidade. “Todos nós vereadores estamos empenhados em trabalhar de forma conjunta para estudar possibilidades que tragam melhorias para o município. Mas tudo de forma planejada, nada que seja bom só a curto prazo. Esta visão de crescimento precisa ser ampliada pensando lá na frente”, salienta o chefe do Legislativo. Participaram da reunião os vereadores Elario Jahn (PMDB), Gilberto Gomes (PRB), Jorge Graminha (PP), Maria Eliane Nunes (PMDB), Lodeir de Souza (PT), Dari da Silva (PROS), Antonio Carlos dos Santos (PDT) e Jair Bagestão (PT).