Palestras e debates para qualificar o setor público

Seminário reuniu dezenas de pessoas na Câmara de Parobé
Palestras e debates para qualificar o setor público

Servidores técnicos, assessores e vereadores dos vales do Sinos e Paranhana participaram do evento na Câmara de Parobé.

A segunda edição do Seminário Regional de Políticas públicas reuniu dezenas de pessoas na última semana no Legislativo de Parobé. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Parobé, União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).  

Servidores técnicos municipais, assessores parlamentares e vereadores das cidades dos vales do Paranhana e Sinos, participaram da programação de palestras que trataram sobre assuntos importantes para a administração pública.

Nesta edição, além da participação do auditor do TCE, Dr. Edison Mello, o evento contou com a presença do professor e mestre em comunicação e doutor em ciências políticas, Pedro Luiz Osório.

Em sua apresentação, Osório pontuou a necessidade de canais que possam fomentar o debate a respeito dos veículos de comunicação no Brasil. “Sem políticas públicas de comunicação, acaba que os meios agem da forma que lhes é conveniente. É necessário que a mídia pense no que é de interesse público”, destacou.

Já o presidente da UVERGS, Silomar Garcia, realizou um debate sobre o controle social dos serviços públicos, destacando a participação da sociedade no acompanhamento do trabalho parlamentar nas Câmaras. “A sociedade cobra cada vez mais uma resposta positiva dos parlamentares eleitos. Temos que utilizar ferramentas que possibilitem a entrega de um serviço público de qualidade”, salientou durante a palestra.

Já a economia e os desafios para o desenvolvimento na região do Vale do Paranhana foram apresentados pela professora do curso de Administração da Faccat, Dilani Silveira Bassan. “Temos que resgatar as potencialidades econômicas da região, pensando em alternativas que incentivem o desenvolvimento”, apontou.

Conhecimento acessível e gratuito – Para a presidente da mesa diretora, Maria Eliane Nues (MDB), é importante que a Câmara de Vereadores promova eventos de capacitação. “Criamos uma programação que falasse das dificuldades que precisam ser pensadas no trabalho na administração pública. Todos os palestrantes abordaram temas e reflexões importantíssimas”, enfatizou.

A chefe do Legislativo também destacou a relevância de atividades acessíveis aos servidores que atuam nos municípios fora da capital gaúcha. “Muitas vezes é difícil a ida até Porto Alegre para obter qualificação. Penso que ações como esta facilitam o acesso a um aprendizado de qualidade e sem custos para os participantes”, frisou.

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação