Legislativo de Parobé aprova moção de apoio ao Banrisul

Documento de autoria do vereador Jair Bagestão (PT) foi apreciado na sessão de ontem (27)
Legislativo de Parobé aprova moção de apoio ao Banrisul

Plenário Municipal sediou encontro dos vereadores na última terça-feira

Os vereadores de Parobé aprovaram em Sessão Ordinária realizada na noite de terça-feira, dia 27, a Moção de Apoio 002/2017, que defende a manutenção do Banrisul como um banco pertencente ao Estado. O documento de autoria do vereador Jair Bagestão (PT), posiciona-se contrário às especulações de privatização da rede bancária por parte do Governo do Estado.

Segundo a justificativa do texto, a moção vem de encontro a uma série de outras moções que estão sendo feitos por Câmaras de outras cidades do nosso Estado e também, busca reforçar os esforços da Frente Parlamentar em defesa do Banrisul Público, da Assembleia Legislativa do RS, e do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana.

“Peço aos vereadores que assinem comigo esta moção, pois precisamos sensibilizar o governador Sartori para que não venda este patrimônio. As estradas gaúchas também correm risco de serem entregues a empresas internacionais, está havendo um desmanche de tudo que pertence a nós gaúchos”, salientou o proponente.

Duas matérias que tratam a respeito de assuntos ligados à causa animal, também foram apreciadas na pauta do encontro, ambos criados por Gilberto Gomes, do PRB. O pedido de informação 475/2017, anexa a sugestão de um projeto de Lei, que prevê a criação do “Fundo Municipal de Prevenção e Bem Estar Animal”. Já o pedido 476/2017, solicita ao Executivo a instalação do “Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (COMBEA).

Para Gomes, as solicitações têm como objetivo a obtenção de recursos para projetos que sejam destinados a realização de castrações e controle de zoonoses no município. “Esta sendo criado junto ao Ministério da Saúde uma portaria para a destinação de recursos à causa animal, e para que a cidade arrecade estes valores é necessário que já existam tanto o fundo como o conselho”, destaca o parlamentar.

Também foram apreciados pelos edis 21 pedidos de informação e de providência, sendo estes em grande parte destinados à Prefeitura para que sejam feitas obras de infraestrutura em diferentes localidades do município.

Na próxima semana, às 18h30, haverá uma Sessão Solene em homenagem à Associação Parobeense de Futsal (APF) a pedido do vereador Marcelo Pereira. As sessões ordinárias do Legislativo de Parobé acontecem todas as terças-feiras, às 19 horas, e são transmitidas online pela página do Facebook.