Gilberto Gomes assume vaga na Mesa Diretora

Vereadores tiveram que realizar eleição com o afastamento de Dari da Silva (PROS)
Gilberto Gomes assume vaga na Mesa Diretora

Por dez votos a cinco, vereadores definiram que Gilberto Gomes, do PRB, assumisse a cadeira como 2º vice-presidente

O pedido de afastamento do vereador do PROS, Dari da Silva, ocasionou na noite de ontem (13) uma eleição para o cargo de 2º vice –presidente da mesa diretora do Legislativo de Parobé. Desde a última semana, Silva está à frente da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal.

Seguindo o rito instituído pelo art. 34 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, o presidente Enio Terra (PTB) deu início a votação nominal e aberta, onde os parlamentares puderam escolher entre Alex Bora (PR) e Gilberto Gomes (PRB) para assumir como 2º vice-presidente. Por dez votos a cinco, Gomes foi eleito para a substituição.

“Coloquei meu nome à disposição e agradeço a todos os colegas que me depositaram a confiança para fazer parte da mesa diretora. Acredito que tenha faltado comunicação, pois meu concorrente fez parte da mesma coligação. Nós poderíamos ter chegado a um consenso, mas mantive meu nome pois já havia conversado com os demais vereadores”, comentou.

Sem projetos para a apreciação da Casa Legislativa, os parlamentares avaliaram apenas os pedidos de providência e pedidos de informação que constavam na pauta da sessão. Entre eles, esteve o pedido 073/2018, de autoria da vereadora Maristela Toffoli (PT).

O texto sugere que o Executivo realize eleições diretas para as funções de diretor e vice-diretor nas escolas ensino fundamental da rede municipal, abrangendo também as escolas de educação infantil. Conforme Maristela, esta medida também deve incluir o pedido de dedicação exclusiva do diretor no turno em que ele exerce tal função.

“Democratizar a escolha dos diretores é, sem dúvida, um fator essencial para aperfeiçoar as relações no ambiente escolar. Precisamos expandir o voto para além da escolha dos dirigentes políticos, para que esta prática adentre todos os espaços em que haja relações de grupos sociais diferenciados, mas imbuídos de um bem comum”, explicou a proponente.

A próxima sessão do Legislativo acontece na noite de terça-feira, dia 20, às 19 horas no Plenário Municipal. Os encontros são transmitidos de forma simultânea na página do Facebook da Câmara de Vereadores.