Em busca de alternativas para a segurança pública

Vereadores estiveram no comando da Guarda Municipal de Estância Velha

Sem resposta do Governo Estadual para o combate à criminalidade no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, Enio Terra (PTB) e o vereador Gilberto Gomes (PRB), estiveram na última segunda-feira, dia 06, visitando as dependências do comando da Guarda Municipal da cidade de Estância Velha.

Na ocasião, os parlamentares foram recebidos pelo comandante, Alex Adriano Ullmann e também pelo agente Marcelo Fernandes. A visita teve como objetivo conhecer as instalações que abrigam a equipe da Guarda Municipal, além de inteirar-se a respeito do trabalho exercido diariamente em prol da segurança local. 

No município, a instalação do projeto foi realizada há mais de 25 anos e desde 2014 com a aprovação da Lei Federal 13.022, que regulamentou nacionalmente as Guardas Municipais, os servidores passaram a ter atribuições de polícia para uma atuação ostensiva em defesa dos moradores da localidade. 

Atualmente a Guarda Municipal de Estância Velha conta com um efetivo de 31 agentes, e em 2007 iniciou a atuação em infrações no trânsito das vias da cidade, unificando o trabalho como Guarda Municipal de Trânsito e Segurança. 

“Precisamos buscar formas de viabilizar mais segurança à população, este é nosso compromisso. Nossa cidade está vulnerável, a mercê dos bandidos. Precisamos fortalecer ideias que contribuam para uma melhoria expressiva da qualidade de vida de todos os Parobeenses”, destacou o chefe do Legislativo.

Para o vereador do PRB, os recursos a serem utilizados na criação de uma Guarda Municipal serão baixos em comparação com a perda de investimentos que a criminalidade ocasiona. “Esta é certamente uma forma de ampliar a segurança pública para melhorar a vida do cidadão que hoje vive no município. Vejo este projeto como uma importante ferramenta para auxiliar a Brigada Militar e Polícia Civil”, destaca Gomes.  

Proposta foi apresentada ao Executivo – Ainda nesta semana, o prefeito interino Moacir Jagucheski (PPS), junto ao secretário de Trânsito, Segurança e Mobilidade Urbana, Valdenir Martins, recebeu o presidente do Legislativo em seu gabinete, onde a proposta foi apresentada como uma alternativa para melhorar o patrulhamento e vigilância da cidade. 

Deverá ser feita uma parceria entre a Câmara de Vereadores e o Executivo, a fim de custear a instalação da Guarda Municipal. O estudo para a adequação do projeto já foi iniciado pela equipe da Prefeitura e será encaminhado para o Legislativo ainda nos próximos dias. “Com certeza esta será uma grande conquista. Vamos unir forças de trabalho para minimizar o descaso com a segurança que hoje nosso Estado enfrenta”, afirmou Terra. 

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação