Câmara reúne mulheres para atividades do Outubro Rosa

Palestras foram realizadas na tarde de ontem (31) em Parobé
Câmara reúne mulheres para atividades do Outubro Rosa

Câmara de Vereadores reuniu mulheres para debater sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama.

O Plenário da Câmara de Vereadores de Parobé sediou na tarde de quinta-feira, dia 31, um evento especial de alerta e prevenção do Câncer de Mama. A atividade integrou a programação da campanha Outubro Rosa, movimento que uniu mulheres da comunidade pela causa.

Palestras, debates e serviços fizeram parte do evento, que teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução dos índices de mortalidade.

“Hoje o Câncer de Mama não é mais um atestado de morte. Ele tem cura e muitas mulheres aqui já venceram esta doença. Nosso objetivo é criar uma rede de mulheres que estejam conectadas para apoiar umas às outras”, destaca a presidente do Legislativo, Maria Eliane Nunes (MDB).

Para a vereadora Maristela Toffoli (PT), eventos como este exemplificam a importância da representatividade feminina no Poder Legislativo. “Vejam como é fundamental ter mulheres no ambiente parlamentar. Campanhas como esta ganham ainda mais força com a nossa representatividade”, salientou na solenidade de abertura.

Durante a tarde, as participantes puderam assistir palestras com abordagens importantes sobre o tema. A advogada da procuradoria do município, Júlia Scherer, trouxe aspectos da legislação brasileira direcionadas as pacientes com câncer.

Já a ginecologista da rede de saúde municipal, Dra. Karla Daudt, apresentou as formas de prevenção e apontou como as emoções podem influenciar no câncer. “É claro que existem fatores de risco que aumentam as chances da doença, mas é preciso também entender que muitos fatores emocionais podem desencadear, o até mesmo potencializar o câncer”, afirmou.

Ao encerrar as atividades, uma roda de conversa e acolhimento comoveu o público com as histórias de superação de mulheres que venceram a doença. Quem esteve no evento também recebeu maquiagem e desfrutou de um café colonial oferecido pelas mulheres da agricultura familiar do município. A iniciativa foi realizada pela Casa Legislativa com o apoio da EMATER, além do Centro Profissionalizante de Assistência Social (CPAS) e Secretaria de Saúde.