Câmara encerra o ano com aprovação de abono para professores

Lei Orçamentária também foi pauta da última sessão ordinária

Os vereadores de Parobé encerraram os trabalhos de 2017 com a apreciação de importantes projetos na pauta da última sessão ordinária do ano. Por unanimidade, o Legislativo aprovou a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2018, que determina o total de despesa e gastos estimados em R$ 125 milhões, conforme já havia sido estipulado na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A esta matéria foi acrescentada três emendas parlamentares de autoria do vereador Antônio Carlos dos Santos (PDT), relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas Públicas. A primeira determina que seja destinado o valor de R$ 50 mil do orçamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana para que seja realizada a pavimentação das ruas pavimentação da Rua Gonçalvina Nunes Martins e da Rua Luis Alfredo Feltes, localizadas no Bairro Guarujá. Já a segunda prevê que mais R$ 50 mil saia do orçamento da mesma secretaria para a realização do serviço de pavimentação da rua Protásio da Silva, no bairro Fazenda Pires.

E por último, a solicitação de que R$ 30 mil oriundos da Secretaria Desporto e Lazer sejam aplicados construção do campo de futebol onze da Associação Atlética Estrelinha do Esporte e Lazer localizada na Rua Adão Pires Cerveira, nº 2989, no Bairro Fazenda Pires.

Também foi aprovado o projeto 067/2017, que concede abono salarial aos professores e funcionários, lotados na folha de pagamento da Secretaria de Educação e em efetivo exercício. O texto destaca que os recursos para o pagamento das despesas são oriundos da parcela dos 40% Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de valorização dos profissionais da educação.

Outros projetos também foram aprovados em Plenário, entre eles 068/2017, que autoriza a contratação emergencial de dois motoristas para a Secretaria de Educação, com a carga horária de 40 horas por semana e o salário de R$ R$ 1.181,95, e o 080/2017, denominando como “Avenida Centenário Lions Internacional” às ruas atualmente conhecidas como “Avenida A1” e “Avenida A2”, localizadas no Loteamento Vilhena, no bairro Colina do Leão. Este último de autoria do vereador Idamir Antônio de Morais (PSDB).

O presidente da Câmara, Enio Terra (PTB), mostrou-se satisfeito com o encerramento dos trabalhos e destacou a importância do debate democrático realizado ao longo de todo o ano. “Nós buscamos sempre unir todos os vereadores em prol da coletividade. Também conseguimos ampliar a participação da comunidade neste ano e com certeza trabalharemos para que isto cresça ainda mais em 2018”, afirma o chefe da Casa Legislativa.