Câmara de Parobé estuda instalação da Escola Legislativa

Projeto já existe em Gramado e oferece qualificação gratuita aos servidores
Câmara de Parobé estuda instalação da Escola Legislativa

Visita teve como objetivo conhecer a Escola do Legislativo

Antes de deixar a presidência interina do Legislativo de Parobé, o vereador Gilberto Gomes (PRB), visitou a Câmara de Vereadores de Gramado onde foi recebido pela presidente, Manuela Caliari. Na ocasião, o parlamentar conheceu as funcionalidades da Escola do Legislativo, instalada em maio deste ano no Legislativo Gramadense.

Conforme Gomes, a ideia é estudar as possibilidades de criar iniciativa semelhante na Câmara de Parobé. “Quero já deixar este primeiro passo para a criação desta escola, uma vez que a partir dela poderemos aperfeiçoar os vereadores e servidores e também trazer conhecimento para toda a população do município”, destacou.

A Escola do Legislativo tem como principal objetivo, disseminar a educação e a política em todas as esferas da sociedade. Suas atividades promovem a cidadania e estimulam a participação dos cidadãos, possibilitando uma aproximação entre a sociedade e o Poder Legislativo.  

Segundo a presidente da Câmara Gramadense, o projeto permite que as pessoas tenham mais conhecimento sobre o papel do vereador na sociedade, bem como criem uma visão mais apurada e crítica sobre as dinâmicas do processo legislativo. “Esta iniciativa torna possível que a comunidade entenda qual é o trabalho do vereador, de forma que o cidadão possa acompanhar e fiscalize os parlamentares para construir uma cidade melhor”, destacou Manu.

Durante a visita, o diretor da escola, William Camilo, demonstrou a forma de atuação dos cursos que tratam a respeito das técnicas nas funções legislativas, além de aulas sobre a elaboração de leis, estudos de matérias orçamentárias, finanças públicas, e também sobre o exercício de cidadania para fiscalizar os representantes. “Nós buscamos parcerias com outras instituições para conseguir sempre uma agenda enriquecedora”, salientou.  

Para que seja possível a instalação no Legislativo Parobeense, Gomes protocolou um projeto de resolução 002/2018, destinado à Mesa Diretora. “Tenho certeza de que os colegas vereadores entendem a importância de contribuir para o fortalecimento da cidadania, por meio de ações que fomentem a representatividade popular na democracia”, enfatizou o parlamentar.

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação