Câmara dá início a programação especial para as mulheres

Painéis apresentaram um panorama das mulheres em setores da sociedade
Câmara dá início a programação especial para as mulheres

Vereadora do PMDB de Porto Alegre, Comandante Nádia, enfatizou a necessidade de inclusão das mulheres nas instituições públicas

O Legislativo de Parobé deu início na noite de ontem (05) a programação especial que vai debater a importância da representatividade feminina nos espaços públicos. Até a próxima quinta-feira, dia 08, o Plenário Municipal sedia a Semana Especial de Debates com o tema “Mulheres em Evidência”.

Na primeira noite do evento, três painéis trouxeram panoramas a respeito da situação atual das mulheres perante a sociedade atual. A secretária de Planejamento, Maria Celoi Maciel, apresentou ao público o cenário da área da saúde voltada ao público feminino.

Durante sua fala, Celoi destacou o dever em criar um ambiente onde as mulheres possam ser atendidas conforme suas necessidades. “Nós estamos falando de mulheres que cuidam das tarefas domésticas, do trabalho, da família e esquece de si. Como está a saúde desta mulher? O que ela precisa no atendimento a ser oferecido? ”, questionou.

Já a vereadora de Porto Alegre, Nádia Gehard (PMDB), explanou a respeito das diferenças e desafios das mulheres nas instituições públicas, entre elas a Brigada Militar. A Comandante Nádia, como é conhecida, salientou a importância do empoderamento feminino e do fim da competitividade entre o público feminino.

“Só conseguiremos mudar esta realidade se estivermos juntas”, finalizou.

Encerrando a primeira noite da programação, o público conferiu um bate-papo com as integrantes da diretoria do Sindicato dos Sapateiros do município. Ao longo de 40 minutos, as sindicalistas Marilei da Silva, Terezinha Neli Pereira e Patricia Schmidt, evidenciaram as diferenças sociais que existem no ambiente de trabalho do setor industrial.

Segundo os dados apresentados durante o painel, as mulheres que atuam nas fábricas de calçado do município têm em média 36 anos, possuem pouco mais de quatro anos de emprego fixo, e trabalham em média por 44 horas semanais. Além disso, apenas 27% das calçadistas concluíram o ensino médio.

“Quando se fala na mulher trabalhadora, estamos falando de um abismo de diferenças de gênero. O sindicato atua para diminuí-las cada vez mais, mas estamos vivendo uma época onde a reforma trabalhista acaba diminuindo cada vez mais a chance de obtermos igualdade”, ressaltou Marilei.

Todas as atividades que integram a programação do Legislativo são coordenadas pelas vereadoras, Maria Eliane Nunes (PMDB) e Maristela Rossatto (PT). As atividades são transmitidas online pela página da Câmara de Vereadores no Facebook.

Próximas atividades:

Quarta-feira / 07 de Março

19 horas - “Pelo Direito de Todas! Oito de Março é dia de Luta”
Painelista: Monica Facio (PT), vereadora de Taquara
19h45 - “Um Panorama das Mulheres da Agricultura Familiar de Parobé”
Painelista: Elaine Cadore, gerente da Emater
20h30 - “Cotas de gênero e Desafios para a participação feminina na Política”
Painelista: Keite Amaral, advogada, pós graduanda e militante feminista no Coletivo DESPERTA

Quinta-feira / 08 de Março
17 horas - Oficina de defesa pessoal com Maria Eduarda Corrêa
19 horas - “A Mulher Negra e seus desafios na sociedade atual”
Painelista: Neila Coorêa e Maria Solange Beench, da UNEGRO