Câmara aprova permuta de áreas de terra em Parobé

Sessão marcou o retorno dos parlamentares aos trabalhos no Legislativo
Câmara aprova permuta de áreas de terra em Parobé

Vereadores autorizaram o Executivo a realizar permutas com empresas locais.

Foram aprovados por unanimidade na noite de ontem (07), os dois projetos de Lei que autorizam o município a permutar áreas de terra com empresas locais. Conforme as justificativas do Executivo, a ideia é realizar melhorias sem onerar os cofres públicos.

O primeiro deles, de número 032/2019, prevê a abertura do leito da Rua Gustavo Lauck, localizada no centro da cidade. A iniciativa tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos na rua Jacob Willers, que atualmente é a única rota que faz a ligação com o viaduto de acesso à ERS-239.

Em contrapartida, o Município deverá ceder um imóvel à empresa Cartonagem Saft Ltda., localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Vila Nova. Manifestando voto favorável ao projeto, o vereador do MDB, Elario Jahn, observou que a troca beneficia tanto a Prefeitura quanto a empresa.

“Realizamos uma visita nos locais e entendemos que esta ideia vai resolver um problema antigo de mobilidade. Também vamos conseguir atender o pedido do empresário que gera empregos no município”, destacou Jahn.

Já o vereador do PTB, Enio Terra, salientou que mesmo sendo favorável ao texto, o Executivo deveria ter dialogado com a Associação de Moradores do bairro Vila Nova. “A área permutada era utilizada pela entidade, por isso acredito que a Prefeitura deveria ter feito uma discussão mais ampla com os integrantes da associação de moradores. Votarei a favor pela relevância do projeto, mas deveriam ter conversado mais com a comunidade”, disse. 

Nova escola de educação infantil – O segundo projeto aprovado, permite que o Executivo realize a permuta de uma área de terra localizada na Rua 19 de Julho, no Bairro Vila Feliz, com a empresa JBP Erlo Participações Ltda.

Em troca, a empresa cede ao município uma edificação em alvenaria para a instalação de uma escola de educação infantil, no bairro Vila Nova. O educandário também atenderá as famílias que residem nas localidades de Fazenda Pires e Vila Feliz, além dos novos loteamentos e casas populares que estão sendo construídas nas proximidades.

Segundo o vereador do PT, Jair Bagestão, a escola é muito esperada pelos moradores da região. “As famílias aguardam uma vaga nas creches há muito tempo. Isso com certeza facilitará a vida de quem reside no local”, salientou.

Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação