Vereadoras apresentam propostas ao Executivo Municipal

Sugestões foram aprovadas na sessão desta semana

A sessão ordinária desta semana do Legislativo de Parobé contou com dois projetos sugestivos avaliados em plenário. O primeiro, de número 738/2017, de autoria da vereadora Maristela Rossatto (PT), pede a redução da carga horária para servidores públicos que possuam filhos com deficiência.

O texto refere-se apenas aos funcionários públicos municipais da administração direta, que possuam filho, dependente, portador de deficiência congênita ou adquirida, com qualquer idade, reduzindo pela metade sua carga horária semanal.

Além disso, a sugestão define que esta diminuição se destina ao acompanhamento do filho, natural ou adotivo, no seu tratamento ou atendimento as suas necessidades básicas diárias.

Para a parlamentar, o projeto tem como objetivo possibilitar que os pais estejam ainda mais presentes no cuidado especial que demanda a rotina de quem possui filhos com deficiência.

“Quando você tem uma criança deficiente é preciso ter um olhar diferenciado neste cuidado. Cabe aos órgãos públicos cuidar disso, criando condições aos familiares de estarem mais presentes para oferecer este cuidado. Da mesma forma, a administração pública também ganha mais quando ele investe menos nesta criança que tem a mãe/pai em casa, pois não haverá de atender tanto nos serviços de saúde”, explica.

Já a vereadora Maria Eliane Nunes (PMDB), apresentou em plenário a proposta 771/2017, que inclui no calendário oficial de eventos do município as campanhas do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Segundo a vereadora, estas mobilizações são de extrema importância para a conscientização das pessoas quanto aos perigos do câncer de mama e câncer próstata. “Infelizmente são enfermidades que assombram milhares de pessoas no mundo inteiro. Penso que é preciso que sejam promovidos eventos em nosso município que demonstrem a importância de estar bem informado para erradicarmos estas doenças a longo prazo”, destacou Maria Eliane.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores acontece na noite do dia 31, a partir das 19 horas. Haverá na mesma noite, uma Sessão Solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, com a presença das comunidades das igrejas IECLB e IELB.