Legislativo disponibiliza recursos para instalação de empresa

Economias da Câmara de vereadores devem custear o auxílio financeiro à Usaflex

Uma das maiores empresas do ramo calçadista formalizou na tarde de segunda-feira, dia 10, o anúncio de instalação de uma nova filial em Parobé. O evento ocorreu na Prefeitura Municipal e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Enio Terra (PTB).

Conforme os executivos da empresa, Sergio Bocayuva e Marcelo Cavalheiro, esta nova unidade é um dos objetivos do plano de expansão da marca, que atualmente se consolida no cenário industrial Brasileiro, tendo apenas 1% de seu faturamento oriundo de exportação.

A negociação para que fosse possível a vinda da empresa para o município contou com o apoio do Legislativo Municipal, que esteve presente desde a primeira reunião entre o poder público e os executivos, através do presidente interino. “Estivemos sempre ao lado do prefeito Moacir, dando todo o suporte para que a Usaflex investisse em nossa cidade”, explica Terra.

Além disso, o presidente destaca a expectativa tanto da comunidade como do poder público quanto a chegada de novas empresas para investir no município. “Nós vivenciamos o dia a dia da população e sabemos como é necessária a geração de empregos com urgência. Por isso buscamos cada vez mais investidores no intuito de aumentar a economia e desenvolvimento da cidade”, ressalta.

Para que fosse possível a instalação desta unidade, o Executivo ofereceu aos empresários um auxílio financeiro que deve custear 33% da locação dos prédios a serem utilizados pela Usaflex. Este valor será disponibilizado pela Câmara de Vereadores com as economias devolvidas aos cofres do Poder Executivo.

Ao todo, a nova unidade terá o investimento de cerca de R$ 6,3 milhões e vai gerar até 800 empregos diretos em um plano de escalonamento até o ano de 2018. Além do chefe do Legislativo, participaram também do evento os vereadores Elario Jahn (PMDB), Marcelo Pereira (PDT), Gilberto Gomes (PRB), Jair Bagestão (PT), Carlos Alberto Finger (PT) e Antonio Carlos dos Santos (PDT).

Projeto de Lei já está em tramitação – Desde a tarde desta segunda-feira, o projeto que autoriza o auxílio à Usaflex tramita na Câmara de Vereadores. Com o número 017/2017, a matéria será publicada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11, e posteriormente será avaliada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Comissão de Finanças, Orçamento e Contas Públicas.

Entre as requisições para a liberação do auxílio, está a apresentação de uma prestação de contas pela empresa do recurso repassado, o que garante a proteção do erário defendida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Certamente o projeto será avaliado pelas comissões e aprovado por unanimidade no Plenário, pois sabemos que todos os parlamentares estão unidos em apoio a este investimento”, salienta o atual mandatário do Legislativo.