Câmara sedia atendimento para recadastramento biométrico

Cartório Eleitoral realizou atividade em frente ao Legislativo no último sábado (07)
Câmara sedia atendimento para recadastramento biométrico

Atendimento do Cartório Eleitoral de Taquara atraiu grande público

A Praça do Expedicionário recebeu centenas de pessoas para o recadastramento biométrico em Parobé no último sábado, dia 07. Durante todo o dia, o Cartório Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral de Taquara realizou atendimento aos idosos, pessoas com deficiência, pessoas com dificuldade de locomoção e gestantes do município.

A atividade foi promovida pela Câmara de Vereadores e teve como objetivo adiantar o número de eleitores da cidade já cadastrados dentro das normas que serão adotadas já para as próximas eleições. Para isto, uma estrutura externa foi montada com o sistema informatizado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

O presidente do Legislativo Enio Terra (PTB), ressalta que a forma de atendimento à comunidade é definida pelo cartório eleitoral. “Nós fizemos o convite ao cartório pensando em facilitar o acesso da população ao recadastramento. A Câmara apenas disponibilizou o espaço e servidores para auxiliar a atividade”, enfatiza.

O evento atraiu uma grande quantidade de pessoas e, ao todo, mais de cem pessoas foram atendidas. Devido a exigência do atendimento prioritário, muitos acabaram sem conseguir efetuar o recadastramento devido a grande demanda que procurou o local a fim de realizar o recadastramento.

Segundo o chefe substituto do Cartório Eleitoral, Rafael Roggia, a determinação para o atendimento prioritário acontece devido ao entendimento de que é necessário priorizar a população que tem mais dificuldade em se deslocar até o município vizinho. “Estas pessoas que categorizamos são as que tem prioridade de atendimento. É a primeira vez que montamos esta estrutura e por este motivo que não atendemos o público em geral. Os demais nós trabalhamos com agendamento pelo telefone ou internet, o que já facilita bastante”, explica.

Além disso, Roggia salienta que a legislação garante até dois dias para o alistamento para que todo e qualquer cidadão possa ir até o cartório em horário de expediente, desde que faça o agendamento pelo site www.tre-rs.jus.br ou telefone (51) 3541 – 1818. “Isto deve ser anunciado na empresa com dois dias de antecedência. No cartório também é entregue um atestado para que o funcionário comprove que compareceu no local, não havendo problemas para a realização do recadastramento”, destaca Roggia.